Apresentação

Apresentação da ESPPE

Nossa Escola

A Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco - ESPPE, criada em 1989, tem uma vasta trajetória na área da Educação Profissional em Saúde e em cursos de qualificação dos trabalhadores e gestores do Sistema Único de Saúde - SUS em Pernambuco. Diante das demandas advindas do sistema de saúde brasileiro e dos espaços institucionais vinculados às Secretarias Estaduais de Saúde, a instituição incorporou a concepção de escola de governo, como uma forma de mobilizar e potencializar os esforços dirigidos à ampliação da capacidade e da qualidade da gestão em saúde, por meio da Lei nº 15.066/2013.

Além disso, ampliou sua atuação com atividades de ensino e pesquisa e extensão no nível de pós-graduação. Implantou em 2014 a Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva com ênfase em Gestão de Redes de Saúde, realizada de forma descentralizada que vem sendo desenvolvida em oito Regiões de Saúde (IV, V, VI, VII, IX, X, XI e XII) do interior do estado. Também incorporou a Educação à Distância como estratégia pedagógica na formulação e desenvolvimento de suas ações por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) funcional que potencializa o alcance das ações e maior aproximação entre a ESPPE e os trabalhadores do  das 12 Regiões de Saúde do Estado.

A ESPPE tem um papel fundamental na estruturação e condução da Política de Educação Permanente em Saúde no estado, atuando a partir das necessidades de saúde priorizadas no Plano Estadual de Saúde (PES), orientadas pelas diretrizes da Política Estadual de Educação Permanente em Saúde, operacionalizada por meio do Plano de Educação Permanente em Saúde de Pernambuco (PEEPS) e das Comissões Permanentes de Integração Ensino serviço (CIES) Estadual e Regionais.

A ESPPE integra a Rede de Escolas Técnicas do SUS (RETSUS) e a Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (RedEscola), espaços potentes de diálogo e troca de experiências com o objetivo de fortalecer a política de formação dos trabalhadores do SUS.

Sendo uma instituição de natureza pública, a ESPPE tem como mantenedora a Secretaria Estadual de Saúde SES/PE e utiliza recursos de verba orçamentária, convênios, projetos e programas, parcerias institucionais para seu funcionamento, especialmente oriundos do Ministério da Saúde.

Last modified: Monday, 1 March 2021, 11:00 AM