Curso autoinstrucional - Assistência à gestante e puérpera frente à pandemia de Covid-19

Olá, seja bem-vindo(a)!

 

O curso Assistência à gestante e puérpera frente à pandemia de Covid-19 é uma formação promovida pela Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco, elaborada pela Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE) em parceria com a equipe da Gerência de Atenção Integral à Saúde da Mulher da SES-PE, o Núcleo de Apoio ao Termo de Cooperação Técnica da OPAS (TC OPAS) da SES-PE, a Sociedade de Ginecologistas e Obstetras de Pernambuco (SOGOPE) com o objetivo de aperfeiçoar a atuação dos profissionais de saúde na assistência às gestantes e puérperas frente à pandemia da COVID-19 em Pernambuco, a partir das orientações das videoaulas, do Manual de Recomendações para a Assistência à Gestante e Puérpera Frente à Pandemia de COVID-19 do Ministério da Saúde e das experiências e realidade local.

O curso é livre (gratuito), autoinstrucional (sem mediação de tutor), com carga horária total de 40 horas e tem como público-alvo, os profissionais de saúde.  Aborda conteúdos relacionados às recomendações para a assistência da gestante e da puérpera diante da pandemia da Covid-19.

 

Os conteúdos foram distribuídos em 4 módulos, sendo eles:

Módulo 1 - Covid-19 e morbimortalidade materna: prevenção, diagnóstico e o uso da telemedicina

Módulo 2 - Assistência ao pré-natal e manejo da gestante no contexto da Covid-19

Módulo 3 - Manejo da gestante em ambiente hospitalar no contexto da Covid-19

Módulo 4 - Assistência às puérperas no contexto da Covid-19.

 

Em cada um dos módulos o inscrito deverá acessar a leitura do Despertando Interesse, assistir as Videoaulas e responder o Exercício de Fixação.

 

Haverá também, um espaço para tirar dúvidas, o Compartilhando Dúvidas, as quais serão discutidas nos encontros virtuais síncronos com os especialistas posteriormente a conclusão deste curso. 

 

Após percorrer todos os módulos deverá realizar a Avaliação de Aprendizagem com a finalidade de consolidar o conhecimento, devendo alcançar 70% de acerto nessa avaliação. Caso não consiga obter o rendimento mínimo poderá refazer a avaliação, até ser dada como concluída e aprovada.

 

Além de alcançar o rendimento mínimo você precisa realizar a Avaliação Geral do Curso para que possa receber seu certificado de conclusão.

 

Para ter acesso você precisa ser um usuário nesta plataforma - AVA da ESPPE. Se você já tiver login e senha de acesso ao AVA da ESPPE, faça seu login, realize sua matrícula e aproveite o curso. Caso, ainda não seja um usuário, você pode “Criar um usuário” ou se preferir pode se autenticar com uma conta Google.

 

Em caso de dúvidas estamos à disposição por meio do e-mail: ead@saude.pe.gov.br

Bom curso!!