Sejam bem vindos(as) ao Curso de Comunicação de Notícias Difíceis em Saúde, promovido pela Central de Transplantes de Pernambuco/SES-PE em parceria com a Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE).

As habilidades comunicativas dos profissionais de saúde possibilitam o desenvolvimento de relações interpessoais de qualidade no decorrer de todo o processo de assistência à saúde, incluindo os momentos de comunicação de más notícias.

O curso é livre (gratuito), autoinstrucional (sem mediação de tutor), com carga horária de 20 horas.

Nesse contexto, esse curso objetiva qualificar profissionais de saúde sobre estratégias de comunicação de notícias difíceis em saúde.

Os conteúdos foram distribuídos em 4 (quatro) estudos:

  • Estudo 1: Introdução à Comunicação.
  • Estudo 2: Má notícia, empatia e compaixão no contexto da Comunicação em Saúde.
  • Estudo 3: Luto e seus impactos para a família, paciente e equipe.
  • Estudo 4: Estratégias de comunicação de notícias críticas.

Ao final de cada Estudo você deverá responder às questões de Avaliação de Aprendizagem com a finalidade de consolidar o seu conhecimento. Nessa avaliação é necessário que você obtenha 70% de acerto. Caso não obtenha o rendimento mínimo poderá refazer as questões de avaliação, até ser dada como concluída e aprovada.

Além de alcançar o rendimento mínimo na Avaliação de Aprendizagem o discente precisa realizar a Avaliação Geral do Curso para receber seu certificado.

Para ter acesso você precisa ser um usuário nesta plataforma - AVA da ESPPE. Se você já tiver login e senha de acesso ao AVA da ESPPE, faça seu login, realize sua matrícula e aproveite o curso. Caso, ainda não seja um usuário, você pode “Criar um usuário”.

Em caso de dúvidas estamos à disposição por meio do e-mail: ead@saude.pe.gov.br

Desejamos um ótimo curso!