Áreas de Atuação

Tomando como base o conceito de educação permanente em saúde, a Escola de Governo de Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE), possibilita a formação pedagógica dos trabalhadores da área de Saúde do estado de Pernambuco, buscando uma construção mediada pelo diálogo, com participação que resulte sempre em construções coletivas, em que a formação, atenção, gestão e controle social sejam o foco dos processos de trabalho.

As ações de formação da ESPPE estão estruturadas em cinco Coordenações de Área Técnica responsáveis pela implementação e acompanhamento dos cursos direcionados para a Formação Profissional em Saúde, e contam com o apoio da Coordenação Pedagógica, Coordenação Administrativa Financeira e da Unidade de Secretaria Escolar.

 



A oferta dos cursos de ensino básico, médio (técnico-profissionalizante e não técnico) e ensino superior podem acontecer na modalidade presencial, semipresencial ou à distância.


Os programas de qualificação profissional ocorrem em sua maioria de modo descentralizado, por meio de uma conexão entre teoria-prática, desta forma, contribuindo na oferta qualificada de assistência à saúde e melhorando as condições de saúde da população. Já os cursos classificados como não técnicos contemplam as necessidades de gestores e coordenadores e outros profissionais de saúde, assim, a ESPPE oferece cursos de aprimoramento e capacitação, a exemplo dos cursos de metodologias ativas e curso de atualização em governança aplicada à saúde. Além de atuar no processo de formação pedagógica para preceptores dos serviços de saúde.


Os cursos da ESPPE podem acontecer em todos os municípios do estado Pernambuco, desde que previamente acordado nas instâncias específicas de pactuação. A pactuação é feita através de ofícios da ESPPE com instituições de ensino/serviço.

Última atualização: terça, 24 Nov 2015, 15:17