O Curso Técnico de Vigilância em Saúde (CTVS), tem com objetivo a formação dos trabalhadores de nível médio do Sistema Único de Saúde (SUS) que estão inseridos no processo de trabalho da vigilância em saúde, devidamente lotados nas regiões de saúde nos municípios que compõem as doze Gerências Regionais de Saúde (GERES) do estado de Pernambuco. Sua formação se dá, a partir da construção da Identidade Profissional do Técnico de Vigilância em Saúde, fundamentado na formação e no trabalho, possibilitando redefinir suas práticas locais, transformando seu olhar sobre o processo saúde doenças no território de sua atuação. Ofertado de forma regionalizada e interdisciplinar, se ampara na premissa da Educação Permanente incorporando concepções da educação interprofissional e práticas colaborativas, em resposta a demanda atual de cuidado em saúde.

Diante da situação enfrentada por nosso país com relação à infecção pelo Covid-19, a coordenação CTVS reconhecendo a importância da atuação dos serviços de Vigilância em Saúde das GERES e municípios, define que no período compreendido entre 01/04/2020 à 31/05/2020, serão realizados os estágios obrigatórios em seus respectivos serviços de atuação com intuito de potencializar suas atuações a partir das competências vivenciadas pelo CTVS.

Como ferramenta de suporte para o desenvolvimento das atividades, será adotado o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que será nosso instrumento de acompanhamento e comprovação das atividades realizadas nesse período. No AVA, os alunos das turmas Afogados da Ingazeira e Ouricuri, preceptores e supervisoras de ensino terão acesso e deverão adotá-lo como ferramenta preferencial de comunicação.

AbraSUS, VIRTUAIS!!!!!! Flávia Reis.