O programa de Residência em Enfermagem Obstétrica O Programa de Residência em Enfermagem Obstétrica da Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco tem por objetivo formar enfermeiros obstetras para a atenção integral à mulher com ênfase ao ciclo gravídico-puerperal, de forma descentralizada e regionalizada. Será desenvolvido em três Regionais de Saúde do estado de Pernambuco (Caruaru, Garanhuns e Arcoverde). As atividades práticas serão desenvolvidas em serviço hospitalar dessas Regionais, além de serviços da Atenção Básica, Canto Mãe Coruja e sede da Gerência Regional de Saúde. Por ocasião da realização dos módulos teóricos os residentes deverão se deslocar para a Regional de Saúde nas quais são ministradas as aulas. O custeio de deslocamento e estadia é de responsabilidade do profissional residente.

Ressalta-se que a criação do Programa de Residência em Enfermagem Obstétrica, busca possibilitar um movimento de mudança do enfermeiro, pautado no pressuposto da aprendizagem significativa, com reflexão cotidiana da prática. Logo, acredita-se na possibilidade da formação profissional que entenda a Saúde da Mulher a partir de uma concepção ampliada e como um direito de cidadania, buscando assim, formar um profissional com qualidade sócio-política, ético-humanística e de relações interpessoais para gerar impactos no contexto loco-regional de construção do SUS.

 

Atividades Práticas

Serão desenvolvidas nas Gerências Regionais de Saúde, nos serviços da Atenção Básica, Hospital Regional e outros equipamentos sociais da Regional. Por ocasião da realização dos módulos teóricos os residentes deverão se deslocar para a Regional de Saúde nas quais são ministradas as aulas.