Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva com ênfase em Gestão de Redes de Saúde

 

O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva com ênfase em Gestão de Redes de Saúde é um projeto que propõe uma formação especializada em serviço com ênfase em Saúde Coletiva, de forma regionalizada, articulando uma formação no cenário do SUS às políticas de estruturação de rede. Este programa tem 56 vagas, sendo sete vagas para cada área profissional de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição,  Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional.

Para tanto, essa formação será orientada a partir de eixos da Atenção Integral em Saúde, da Gestão de políticas, sistemas e redes de saúde, do Ético-humanístico e da Pesquisa em saúde. Este processo visa o desenvolvimento, pelos residentes, de habilidades técnicas, humanísticas e intelectuais e que, ao final do curso, estejam preparados para atuarem de forma integrada e interdisciplinar nos diferentes níveis da atenção e na gestão da Rede de Atenção a Saúde (RAS).

É importante ressaltar que a formação regionalizada, adotada pela Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva com ênfase em Gestão de Redes de Saúde, deve ser substanciada na formação integral do profissional, fundamentada na construção do conhecimento teórico e prático (práxis), na perspectiva multidisciplinar e interdisciplinar e inserida nas Redes de Atenção à Saúde (RAS). A Rede de Atenção a Saúde do estado é desenvolvida a partir das características regionais, segundo os perfis sanitários, diversificando, assim, a necessidade de oferta dos serviços de saúde no território.

 

 

Biblioteca da Residência em Gestão de Redes